sexta-feira, 29 de maio de 2009

SINAIS - LINHAS DE ÔNIBUS

O sinal verde e o sinal vermelho do quadro Sinais estão de volta com o tema Linhas de Ônibus.


A Prefeitura da cidade de São Paulo, desde o ano passado, tomou algumas atitudes para estimular os passageiros dos ônibus municipais a lembrarem o número da linha que utilizam. As linhas dos ônibus são aqueles números que estão junto ao letreiro ao lado do destino, nas placas de itinerário e na trazeira. Como por exemplo: o número da linha que faz o caminho Jardim Colombo - Praça Ramos de Azevedo é a 7241/10.


Para que os usuários lembrem o número da linha do ônibus, as empresas foram obrigadas a colocarem placas na traseira do veículo com o número. Isto facilita a identificação do ônibus por parte dos clientes. Quem nunca correu atrás de um ônibus e quando o alcançou viu que não era o seu. Com a placa na trazeira, isto não ocorre mais. Mas para que isso ocorra, os usuários precisam saber a numeração da linha.


Além disso, nos corredores de ônibus, terminais, estações de tranferências e outras paradas que possuem letreiros eletrônicos, agora não mostram mais o destino dos veículos que passam no lugar e sim o número da linha e o tempo de espera. Isto faz os usuários decorarem o número das linhas de muitos ônibus, e os que ainda não decoraram, podem descobrir o destino da linha nas placas juntas as paradas ou teminais.


Mostradas as atitudes, vamos dizer agora por que é importante decorar o número das linhas. Existem em São Paulo várias linhas que tem TP (Terminal Primário) e TS (Terminal Secundário) iguais ou apenas um deles. Isto cria muita confusão entre os usuários. Por exemplo, na Av. Celso Garcia tem muitas linhas para o Term. Pq. D. Pedro II, mas apenas a 2290/10 passa na praça da República, se um usuário não conhece a numeração, ele se confunde e corre o risco de pegar o ônibus errado. Outro exemplo ocorre no Terminal Amaral Gurgel com a linha 5121/10 e a 5121/41. O primeiro vai pela Av. Berrini e o segundo pela Av. Santo Amaro. Por ser num terminal, tem funcionários para orientar, mas no primeiro caso não. Se os usuários soubessem a numeração das linhas, não haveria confusão e nem irritação deles.


Por este estímulo dado aos passgeiros de decorar a numeração das linhas, damos o Sinal Verde para Prefeitura para que esse trabalho seja continuado e ampliado.


No entanto, o letreiro usado nos ônibus que já estavam em circulação receberam uma placa que não foram satisfatórias. As placas, feitas do mesmo material das do itinerário na lateral do veiculo, são brancas com os dígitos em pretos. De dia, perfeitos, mas a noite, não se vê a numeração, já que não tem iluminação para elas, ficando impossível descobrir a numeração mesmo em curtas distâncias.


Existem duas soluções. A primeira seria trocar todos os letreiros de lona da frente e as placas de trás por letreiros luminosos, o que seria o mais ideal. A segunda seria colocar uma capela de lona na trazeira do veículo com iluminação, igual ao letreiro dianteiro, mas em tamanho reduzindo, como tem no Rio de Janeiro por exemplo.


Algumas empresas colocaram os letreiros luminosos na trazeira de todos os veículos que possuem os luminosos na frente, como a Viação Gato Preto, mas não são todas. Ponto positivo é que todos os novos carros comprados estão com os letreiros luminosos, mas deveria ter em todos os coletivos de São Paulo.


Por estas placas que naã ajudam os passageiros durante a noite, o Sinal Vermelho para as empresas e para elas tomem alguma dessas soluções citadas no texto.


Portanto:


SINAL VERDE PARA A PREFEITURA PELO ESTÍMULO DADO AOS PASSAGEIROS PARA DECORAREM O NÚMERO DAS LINHAS DOS ÔNIBUS.

e

SINAL VERMELHO PARA AS EMPRESAS QUE COLOCAM PLACAS DE LINHAS ATRÁS DOS VEICULOS QUE SÃO INEFICIENTES.


Na próxima quarta-feira mais um sinais inédito.


Abraços a todos


KFTrans

Read more...

EXPRESSO TURÍSTICO

Diriamos até que enfim o EXPRESSO TURÍSTICO chegou à Mogi das Cruzes (?)!


Mais uma vez adiado, o expresso só irá para Mogi em uma semana, em compensação, as passagens para o dia 7 de Junho será vendido a partir desse próximo domingo (31/05).

Enquanto isso, Jundiaí vive sobregarregada, uma viagem extra foi marcada para o feriado e até Julho está lotada ou com mais de 70% de ocupação. Além de várias vezes o carro ("vagão") ser vendido inteiro.

Mogi, o KFTrans irá invadir!

Read more...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

SINAIS

Informamos aos leitores do KFTrans que a matéria do Sinais desta semana será postado na sexta-feira, já que, por motivos pessoais dos redatores, não pode ser postado hoje.

Agradecemos a compreensão.

KFTrans

Read more...

terça-feira, 26 de maio de 2009

NOTAS RÁPIDAS - IDEIA AZUL!


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras fez o que precisava para crescer mais: publicidade. Começou esta semana a veiculação de suas propagandas na TV no interior do estado de São Paulo e em breve em todo o país. Vale lembrar que a Azul já fazia propaganda no Domingo Legal (SBT).

A propaganda é parte fundamental para o crescimento de qualquer empresa, ela ajudou a Tam e Varig a crescer por exemplo. O que não ocorre com a OceanAir, que, apesar de ter companha publicitária, não a mostra na TV e no rádio. Isto faz com que muita gente não conheça esta Cia Aérea. O que mais ouço quando falo OceanAir é: "Oxané, que isso?"

Confira as propagandas da Azul clicando aqui.
Abraços a todos
KFTrans

Read more...

domingo, 24 de maio de 2009

NOTAS RÁPIDAS


Enquanto os trens da Linha 3 irão pra modernização, alguns trens serão substituídos pelos trens da Linha 2, os Milênios.


Vale lembrar que em sua breve passagem pela linha 3, os milênios tiveram muitos problemas, quebras na linha e atrasos!


Vamos ver se dessa vez dá certo, voltaremos a qualquer momento com mais notas rápidas para vocês

Read more...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

ALGUNS VIDEOS DO EXPRESSO

1º A chegada




2º Um pequeno cemitério de trens:



Read more...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

SINAIS - RENOVAÇÃO DA FROTA

O quadro Sinais de hoje no site KFTrans tem o tema de renovação da frota de ônibus.

As empresas de ônibus que atuam na cidade de São Paulo são obrigadas por lei a renovarem sua frota frequentemente, já que por esta lei, os ônibus que circulam em São Paulo não podem ter mais de 10 de uso. A renovação ocorrre: isto é uma realidade incontestável, mas não de uma forma satisfatória. Não é difícil encontrar ônibus de segunda mão sendo usados em São Paulo, como frota ativa ou reserva, principalmente entre as cooperativas. Isto porque elas não tem dinheiro suficiente para comprar novos e adquirem os usados com o prazo de validade a vencer em breve. Isso acontece com a Cooperativa Fenix, que atua na zona norte, e a Nova Aliança, que atua na zona sul, por exemplo, que compraram os Caio Apaches Vip mais antigos da Transppass, aqueles que foram reformados para colocar as portas a esquerda. Isto não é coerente pois se uma empresa se desfaz do ônibus alegando renovar a frota, não tem sentido outra empresa de São Paulo adquirí-lo. Além de gastar dinheiro com os ônibus usados, eles terão que gastar em breve com os novos, já que aqueles serão considerados ilegais para o uso.


Ao mesmo tempo vemos empresas que para renovar a frota não fizeram o devido planejamento. Foi o que ocorreu com a Oak Tree, ela simplismente pediu dinheiro emprestado a um banco para comprar novos ônibus e não conseguiu ser fiel ao pagamento, obrigando o banco a confiscar a mercadoria nova. A cidade fez o sistema PAESE para suprimir a redução da frota da Oak Tree, sendo possível a reposição sem que os usuários percebessem, um bom trabalho por parte da São Paulo Transportes.



Este caso da Oak Tree e das cooperativas mostram que as empresas estão com falta de dinheiro e competência, falta o apoio e a fiscalização da Prefeitura para ajudá-las e orientá-las. Mas esse apoio não pode ser o salvador da empresa, já que o prefeito Gilberto Kassab anunciou que, por causa da crise, os investimentos nos transportes serão reduzidos.




É triste ver empresas como a Oak Tree e a Villa-Lobos saindo ou que já saíram do sistema por falta de dinheiro e organização, visto que ambas cuidavam ou cuidam muito bem de seus veículos.
Outro ponto negativo é o estado de conservação dos ônibus de algumas empresas em São Paulo. Vidros riscados, tecido dos bancos pichados, balaustres soltos dentre outros, são problemas comuns nos ônibus paulistanos. Já presenciei poltronas soltas do chão em um microônibus da Via Sul, uma folha de porta não funcionando em um ônibus da Transppass e balaustres soltos e até no meio da porta para entrada de cadeirantes nos ônibus da Transkuba, são apenas alguns exemplos. A Prefeitura deveria obrigar as empresas a terem um padrão de qualidade para explorar a cidade, para que o conforto anunciado em propagandas seja completamente verdadeiro.


A estas empresas que não fazem a real renovação da frota, não cuidam bem de seus ônibus e não fazem a devida manutenção, damos o SINAL VERMELHO para que essa política seja repensada e que se preocupem mais com a segurança e o conforto de seus usuários.



Apesar das criticas, muitas empresas estão no caminho certo: elas renovam a frota com ônibus realmente novos, utilizam a tecnologia para auxiliar em seus serviços e facilitam o uso dos passageiros em seus ônibus. É nitida a presença dos novos onibus, basta ver as frases nos letreiros "VEICULO NOVO" e da marcação de datas abaixo da janela do motorista. Além disso algumas empresas estão se adaptando as tecnologias aos novos serviços da SPTrans, como colocar o letreiro eletrônico na trazeira do veículo também, a implantação dos GPS que ratreia o veículo e avisam os passageiros do tempo de chegada dela, a compra do ônibus com piso rebaixados, transmissão automática, entre outras. Como exemplo posso citar a Viação Gato Preto e a Expandir, mas não são as únicas.





A estas empresas que acompanham o desenvolvimento dos trasnportes paulistanos, o SINAL VERDE para que o bom trabalho seja continuado e que possam ser exemplo para as demais.


Portanto:



SINAL VERMELHO PARA EMPRESAS QUE NÃO RENOVAM VERDADEIRAMENTE SUA FROTA E QUE CUIDAM MUITO MAL DE SEUS CARROS (como a Cooperativa Fenix da foto abaixo, que mostra o ônibus deles ex-Transppass);








e


SINAL VERDE PARA AS EMPRESAS QUE CUMPREM TODAS AS EXIGÊNCIAS DA PREFEITURA E SE PREOCUPAM COM OS USUÁRIOS, OFERECENDO-LHES ÔNIBUS EM ÓTIMOS ESTADOS DE CONSERVAÇÃO (como a Viação Gato Preto da foto abaixo, mostrando seus novos onibus).










Abraços a todos


Próxima quarta, mais um SINAIS inédito para todos vocês, não deixem de acompanhar!



SINAIS É EXCLUSIVO DO BLOG KFTRANS, CASO USE, MANTENHA OS CRÉDITOS

Read more...

terça-feira, 19 de maio de 2009

CPTM COM CARA FEIA, SEGUNDO GOVERNADOR

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está ficando totalmente diferente. Com a politica de modernizar toda a frota, a CPTM está ganhando uma cara nova para marcar esse salto de qualidade em seus trens. Mas a nova pintura não agradou o governador de São Paulo José Serra. Isto porque a Cia pintou todo o trem de vermelho, colocou o logo da CPTM em branco na frente e ao lado da primeira e última porta de cada vagão e o prefixo também em branco (como podem ser vistos nas fotos abaixo).

"Legal, agora só faltou a estrela do PT" - foi a justificativa para a recusa do governador José Serra da nova pintura, mas ele deu uma sugestao: "pode pintar metade dele de outra cor". E a nova pintura ficou assim: frente e em cima das portas em vermelho e abaixo das janelas foi pintado em cinza, como podem ser vistos nas fotos abaixo.

Vermelho ou vermelho com cinza não interessa a cor. O importante é ver a CPTM dando um salto de qualidade muito importante para a população e para o desenvolvimento dos transportes metropolitanos de São Paulo.

Read more...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ACIDENTE COM TREM DA CPTM CAUSA PROBLEMA NA VIDA DOS USUÁRIOS


Hoje, dia 18 de maio de 2009, um composição da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) discarrilou no trecho entre a Estação Brás e Tatuapé na linha 12-Safira (Brás - Calmon Viana) no sentido interior e trouxe muitas complicações para os usuários. O acidente ocorreu por volta das 14h45 e obrigaram os usuários da linha a desembarcarem na estação Tatuapé para seguirem viagem nos trens da linha 11-Coral (Expresso Leste) ou pela linha 3 do Metro e o caminho contrário no caso dos passageiros com destino a Calmon Viana. Isto causou muita confusão entre os passageiros e empurra-empurra na hora do embarque nos trens.

Funcionários da CPTM estão trabalhando para liberar a ferrovia o mais rápido possível. Segundo fontes, descarrilou um truque do carro A553 e um do carro A554 ambos da série 4400 e houve avarías no AMV 37 ( punho frontal esquerdo e varão de pressão).

Read more...

ENFIM MOGI!

Está mesmo perto, ao que tudo indica, dia 31 teremos a primeira viagem do EXPRESSO TURÍSTICO ao seu segundo destino, MOGI DAS CRUZES, está chegando a hora, na internet já podemos ver vídeos dos testes realizados pela CPTM e até mesmo fotos da locomotiva na estação de Mogi como essa tirada pelo Hermano da comunidade CPTM do Orkut.



Após ver que todas as passagens até julho já estão esgotadas, a CPTM decide lançar mais um dos seus roteiros, só faltando agora a “senhora encrenca” Paranapiacaba.
Então, se tudo ocorrer “nos conformes” dia 31 será lançado o trajeto LUZ – MOGI, que conta com três opções de lazer na cidade (CENTRO HISTÓRICO – PARQUE DAS NEBLINAS/Taiaçupeba – CIRCUITO DAS FLORES/Taboão), o preço fica por R$42,00 e a estimava de R$ 15,00 pelo roteiro a pé pelo Centro Histórico, todos com acompanhamento de guias!

Ontem dia 17 foi feita a viagem experimental para cronometragem e testes para finalizar a “budega” toda.

Read more...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

SÉRIE IMPRESSÕES - VB

Dados:
Empresa: VB Tranportes e Turismo Ltda.
Linha: 4508
Trecho: São Paulo (Rodoviária do Tietê) - Indaiatuba
Veículo: Ônibus Irizar New Century Mercedes Benz 0-500RS
Prefixo: 8202
Assento: 26 (troquei pelo 41)
Saída Prevista: 09h
Chegada Prevista: 10h30
Tempo de Viagem Previsto: 1h30

VB - Viagem Boa



A cidade de São Paulo amanheceu com o dia nublado, chuva bem fina e ameaçando cair um temporal. Neste clima que fui bem cedinho à Rodoviaria do Tietê para conhecer a cidade de Indaiatuba e usufruir dos serivços bons oferecidos pela VB (antiga Viação Bonavita agora só VB) .

Saindo de casa as 7h15, peguei o metro para Rodoviária chegando nela por volta das 7h45. Em cima da hora, fui corrrendo até o guichê da VB para comprar minha passagem para Indaiatuba no carro das 8h, paguei R$ 21,66 e me dirigi para a plataforma 26. Como ainda faltava uns 7-8 min decidi primeiro passar numa loja de doces para comprar umas balas, algo para comer durante a viagem e uma garrafa d'agua. Pior decisão que tomei, pois após a compra desci até o embarque faltando ainda cerca de 5 min para a saída do ônibus, mas tive uma surpresa: ele havia saído adiantado. Irritado, voltei ao guiche da VB para reclamar do adiantamento. A mulher da venda disse que isso não era normal e que me colocaria no próximo ônibus para Indaiatuba, o das 9h. Não tinha mais jeito, chegarei atrasado no meu destino.

Mudado o horário da viagem, esperei mais uma hora para pegar o ônibus. Dessa vez, desci para a plataforma 26 às 8h45 para não correr o risco de perder novamente. De tão adiantado, fui o primeiro a entrar no Irizar New Century com motorização Mercedes-Benz 0-500RS da VB. Novamente, este lindo ônibus saiu adianto, a partida do Tietê aconteceu as 8h55, 5 min adiantado, igual ao das 8h que eu perdi, isto porque a antendente do guchê disse que não era normal.

Tirando os problemas quanto a horário, o novo ônibus da VB é muito bom, além de ser design moderno e bonito, seu interior também satisfaz. O Irizar, empresa europeia de ônibus, da VB estava bem limpo e conservado.

As poltronas eram bantante grandes, confortáveis e com muito espaço para os pés, já que o espaço entre elas era grande. Viajei super bem e muitos passageiros aproveitaram para tirar um "cochilinho" na viagem, visto que a poltrona muito confortável sugeria isto. No entanto, a poltrona onde me sentei tinha apenas um problema: o cinto de segurança estava enfiado no vão entre as duas poltronas, não sendo possivel seu uso, já que é obrigatório segundo as leis de trânsito. 


Dois detalhes importantes, mas que parecem inúteis, são a presença de portas nos compartimentos de cargas superiores, que evita a queda de malas de mão durante a viagem e auxilia na movimentação dos passageiros no corredor, visto que seu formato funciona como um balaustre de ônibus urbano. O outro é a cortina que tem o formato sanfonado e com uma trava de plástico que realmente segura a cortina quando não a usa, fazendo com que ela não fique te incomondando a viagem toda.

O ônibus era equipado com um Toillete muito bem organizado e sinalizado. Tinha tudo o necessário para o banheiro, exceto o sabonete, como toalhas e papel higiênico que estavam para o uso. Para facilitar a ida do passageiro ao banheiro, um pequeno letreiro eletrônico, que mostrava a hora e a temperatura, sinaliza que o banheiro está sendo utilizado com a frase "WC OCUPADO". Além disso o ônibus dispunha de um frigobar apenas com àgua, o que é muito bom para uma viagem de apenas 1h30.

Saindo do Tiete as 8h55, o motorista usou de vias alternativas até a chegada na Marginal Tiete, visto que as grandes avenidas estavam congestionadas devido a chuva. No entanto, não teve como fugir dos engarrafamantos de São Paulo. Na Marginal Tietê teve lentidão em alguns pontos, mas no geral ela estava com muitos veículos mas fluindo. A maioria dos pontos de lentidão enfrentados pelo ônibus foi por causa do motorista, que trocava muito de faixas a fim de parar nos pontos de ônibus para o embarque de passageiros. No final apenas um usuário entrou no ônibus após a saída da rodoviária.

 
Chegando no chamado "Cebolão" as 9h25, o ônibus deixou a caótica cidade de São Paulo em dias de chuvas e acessou a Rodovia dos Bandeirantes. Estrada muito bem conservada pela AutoBan, o que não é para menos visto que ela é privatizada sendo cobrados dois pedágios no trecho da linha, o do km.39 na cidade de Campo Limpo e no km.77 em Itupeva. A rodovia estava tranquila, com poucos carros, o motorista desenvolvia boa velociadade e muita cerração também mas sem atrapalhar o motorista. A única falha do motorista foi dirigir quase todo o trecho nas faixas da esquerda, sendo que ônibus e caminhoes devem trafegar pela faixa da direita. Tirando isso, dirigibilidade perfeita.

Saiu da Rodovia dos Bandeirantes e entrou na Rodovia Santos Dumont as 10h11 para concluir sua linha até Indaiatuba. Quando todos pensavam que a viagem seria sem paradas um surpresa: as 10h14 o ônibus saiu da rodovia e ingressou a Av. Viracopos para fazer uma parada no Aeroporto com o mesmo nome da avenida. Isto porque um passageiro, assim como eu, perdeu o ônibus das 8h que passava no aeroporto, fazendo o carro das 9h fazer a parada no aeroporto, apesar de não programada. Isto mostra a preocupação e o respeito que a VB tem com o usuário, mas ao mesmo tempo, isto desagradou aos demais passageiros, como eu que ja estava atrasado. A escala foi rápida e em 5 min já estávamos novamente na Rodovia Santos Dumont. Após a passagem de mais um pedágio, entramos na cidade de Indaiatuba com muita chuva e em apenas 13 min após a saída do aeroporto. As 10h39 o ônibus chegou na rodoviária muito feia e desorganizada da cidade e as 10h41 o desembarque iniciou, terminando nossa viagem.

Notas:

1- Compra das passagens - Nota 10,0
Apesar dos contratempos em relação aos horários, os atendentes da VB no Tietê foram muito simpáticos e preocupados com os problemas dos clientes.

2- Embarque - Nota 10,0
Organizado, rápido e com funcionário muito simpáticos.

3- Assento - Nota 10,0
Muito confortável, grande e com bom espaço para pernas.

4- Entretenimento - Nota 0,0
Não havia nenhum entretenimento dentro do ônibus. Apesar de ter as televisões, elas estavam desligadas e não houve a distribuição de jornais no embarque.

5- Funcionários - Nota 8,0
Os funcionário dos guichês foram muito atenciosos assim como os do embarque e o motorista, mas o último desrespeitou as regras de trânsito rodando nas faixas da esquerda na Rodovia dos Bandeirantes.

6- Serviços - Nota 8,0
Banheiros muito bem organizados e limpos, mas sem sabonetes. Pontos positivos também para o frigobar com copos de água gelados e para a reserva de poltronas para pessoas preferenciais (idosos, deficientes, gestantes e pessoas com criança de colo).

7- Niveis de Ruídos - Nota 5,0
A motorização Mercedes-Benz 0-500RS faz muito barulho dentro do ônibus, mesmo que você fique no primeiro banco.

8- Desembarque - Nota 10,0
Desembarque tranquilo, sem nenhum problema. Rodoviárias pequenas do interior não costumam causá-los.

9- Pontualidade - Nota 2,0
Os ônibus sempre saindo adiantados no Terminal Tietê (o das 8h e o as 9h). No que eu viajei, o das 9h, além de sair fora do horário, adiantado 5 min, chegou atrasado 5 min, aumentando o tempo de viagem em 1h40.


NOTA FINAL: 7,0

Parabéns a VB pela boa nota dada a partir da analise de seus serviços na viagem de 1h de duração entre SP-Tietê e Indaiatuba por nós, redatores do KFTrans.

Para ver as fotos da viagem, clique aqui.

 
Aguardem a reportagem de mais de nossas viagens.

Abraços a todos

KFTrans

Read more...

SÉRIE IMPRESSÕES - Explicação

Mais uma série de reportagens especiais que serão postadas sazonalmente. Trata-se de uma impressão geral de alguma viagem feita nos meios de transportes, como ônibus rodoviário, avião ou trem, avaliando o veículo, mostrando o serviço e analisando o trabalho da tripulação.
Estes post's serão publicados sempre que nós do blog fizermos uma viagem.

Read more...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

OAK TREE NA PORTA DE SAÍDA

A Oak Tree Transportes Urbanos está com sua frota radicalmente reduzida, operando apenas algumas linhas. Isto porque recentemente a empresa comprou 160 novos ônibus a partir de empréstimos de banco. Como a Oak Tree não conseguiu pagar, esses carros estão confiscados pelo financiador desde o meio desta semana. Os ônibus retidos são os mais recentes na empresa - os Caio Millennium's Piso Baixo MB 0-500U, Caio Apache's Vip VW 17-230 e os Marcopolo Vialle's VW 17-260 EOT (veja-os abaixo) - que começaram a rodar ano passado.

Isto obrigou a SPTrans a usar o sistema PAESE (Plano de Apoio Entre Empresas Frente a Situações de Emergência) em algumas de suas linhas. Na rua da Consolação, por exemplo, a Viação Gato Preto utiliza seus carros para operar na linha 7282/10 Pq. Continental - Praça Ramos que era da Oak Tree (veja foto abaixo). Em outros casos, a empresa devedora perdeu a licença de operação das linhas, como a 7703/10 Metro Santa Cecília (Term. Amaral Gurgel) - Vila Leopoldina que roda com carros da Transppass.


Assim como outros consórcios da cidade de São Paulo, o Sudoeste está sendo duopolizado, ficando nas mãos apenas da Gato Preto e da Transppass. Infelizmente, observando a situação da Oak Tree e lembrando o que aconteceu com a Viação Villa-Lobos, que faliu a alguns anos atrás, não vemos muitas esperanças para a empresa de prefixo 8 3. É lamentável, visto que é a Oak Tree sempre teve um serviço muito bom, carros muito bem conservados, como os Caio Alphas's que até este ano ainda rodavam.

Aproveitando o post falando do Consórcio Sudoeste e lamentando a situação da Oak Tree, queremos fazer uma critica a Transppass: já está na hora de retirar da frota os primeiros Apaches Vips que possuem aqueles bancos de "ônibus escolar", os de encosto baixo e que foram adaptados com porta a esquerda. Além de serem desconfortáveis, esses carros ficaram muito feios após a reforma e mal conservados, visto que possui vidros riscados e pichações. Ao mesmo tempo, parabenizo a Gato Preto que tem uma frota impecável e com a maioria dos ônibus equipados com os letreiros dianteiro e trazeiro luminoso, ajudando os usuários na identificação do itinerário do veículo.

Só para terminar, queria deixar uma sugestão ao consórcio em questão: todos os outros consórcios possuem ônibus articulados e a região 8 precisa deles em linhas de muita demanda (como a 702U/10 Butantã-USP - Term. Pq. D. Pedro II), quando é que os empresários vão notar isto, e incorporar a suas frotas estes veículos maiores?

Abraços a todos

KFTrans

Read more...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

SINAIS - Greve em Campinas

Como religiosamente (pelo menos na teoria), todas as quartas feiras temos aqui em nosso blog o quadro "Sinais" (dessa vez foi no traço, 23:59!)

O quadro "Sinais" tem como objetivo mostrar a realidade de alguma coisa comparando-a com outra, podendo ser de outra cidade, por exemplo, uma "disputa" no serviço de trólebus entre METRA (EMTU) e HIMALAIA (SPTRANS) como já ocorreu aqui.

Hoje, falaremos sobre CAMPINAS e o assunto é greve.

Nos dias 11 e 12 de maio, cerca de 600 mil pessoas ficaram sem ônibus na cidade de Campinas, por uma clássica pirraça. Reajuste salarial.

Para mim é a maior hipocrisia um cobrador/motorista querer mais dinheiro, fazendo com que quem paga, não pague! O segundo ponto é clichê, mas é a pura verdade. Creio que mais de 70% dos motoristas e cobradores usem/usaram o sistema em algum momento da vida e já precisaram do sistema em um dia de greve. Nesse dia xingaram, espernearam e ficaram revoltados por não ter ônibus nas ruas para os levar ao trabalho, lazer ou qualquer outro lugar e/ou motivo que fizesse-os usar o transporte coletivo e hoje eles fazem isso com, talvez, seus futuros colegas de trabalho e a população em geral.

Mas o que será que acontece? Eles viram a casaca?

Não, na verdade essa malha trabalhadora, que sustenta sua família é pressionada pelos superiores, sendo eles, por exemplo, o sindicato.

Também não acreditamos que os trabalhadores estão realmente sabendo quanto vai mudar no seu bolso. Ou seja, quem realmente quer que isso ocorra é o sindicato.

Na verdade, eles QUEREM reajuste de 18% para motoristas e 62% para cobradores. Os salários atuais são de R$ 525,17 para cobradores e R$ 1.288,13 para motoristas. O sistema de transporte possui 4 mil trabalhadores. A proposta inicial da Transurc (Transporte Coletivo Urbano de Campinas) era de 5,83% de reajuste, mas em audiência conciliatória, o TRT propôs 7,92% para motoristas e 14,3% para os cobradores. O tribunal também propôs aumento do valor do ticket-refeição de R$ 8,00 para R$ 8,90 e participação nos lucros e resultados em 20%, entre outros benefícios. Até o fim da tarde de hoje a categoria não havia aceitado as propostas.







POR ISSO, O KFTrans, COM ORGULHO, DÁ UM BAITA DUM SINAL VERMELHO AOS SINDICATOS QUE AMAM COLOCAR PILHA, FOGO, “AGITAR”, MAS SEMPRE ACABA PREJUDICANTO VÁRIAS PESSOAS QUE NÃO TEM NADA HAVER, DESSA VEZ FORAM 60 MIL E AOS MOTORISTAS E COBRADORES QUE ENTRAM NESSA PILHA, NESSE EMBALO!

SINAL VERDE PARA OS TRABALHADORES QUE FORAM AMEAÇADOS E AGREDIDOS (32 CASOS) PORQUE QUERIAM TRABALHAR!
ISSO NÃO PODE ACONTECER, É LAMENTÁVEL! VAMOS VER QUANDO VIRAR O ANO, COMO FUNCIONARÁ EM SÃO PAULO!

Read more...

ATENÇÃO

Hey caros leitores do KFTrans!


Hoje venho aqui apenas para dizer que se você quer fazer parte do pequeno time de redatores do KFTrans, você poderá se inscrever pelo kftrans@hotmail.com!

Dentro do email necessita ter:

ASSUNTO: INSCRIÇÃO REDATOR(A)
NOME: XXXXX XXXXX
IDADE: XX
TELEFONE: XX XXXX - XXXX
CIDADE: XXX XXXXX (não necessita ser somente de São Paulo)
ÁREA DOMINANTE (ÔNIBUS, METRÔ, TREM, AVIÃO, NAVIOS...): XXXXXX
DISPONIBILIDADE (QUAL A DISPONIBILIDADE SUA CASO TORNE UM(A) REDATOR(A)): XX horas/dia


Abraços e aguardem mais notícias!

KFTrans, à procura!

Read more...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

FINAL DE SEMANA

Eita final de semana porreta sô!

Foi o que muita gente pensou em ver, por exemplo, o trólebus “San Remo” estacionado do lado de fora do Terminal Carrão, vários curiosos e busólogos foram ao BIG PASSEIO que contou com Torino Articulado, Caio Millenium, San Remo e Urbanuss Pluss, como já foi dito por aqui.




Alguns problemas durante o passeio, nada que tenha estragado aquela exposição ambulante da história do trólebus da capital.

Elogios a METRA, mas nós do blog não falaremos nesse ponto, porque ai a Himalaia/SPTrans, perdem feio.



Mas os elogios à METRA se dão por conta do empréstimo de dois ônibus cedidos ao passeio, sendo assim, HIMALAIA também merece os parabéns pelos carros emprestados.



Todos nós do BLOG sentimos muito de não termos ido, mas agradecemos ao nosso companheiro Galesi que nos deu todas as informações necessárias para contar ao nosso público sobre o passeio. Ah, ao Galesi ainda, parabéns pelo enorme empenho/amor que você tem pelos trólebus! O Blog parabeniza e vê com enorme alegria a sua disposição ao trólebus.


Tem todo o nosso apoio.



Abraços Galesi e leitores,

KFTrans


Fotos: Felipe Novaes

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.