quarta-feira, 18 de novembro de 2009

100

Olá pessoal, hoje é a postagem de número 100 do blog.


Queremos pedir desculpas a todos vocês, mas como devem saber, somos estudantes e essa é a época onde tudo acontece, inclusive as provas de final de ano.

De qualquer forma, queriamos atualizar mais, mas não prometemos nada por essa semana e a próxima! Depois disso?! ATUALIZAÇÕES do jeito que todos merecem! Esse é o blog mais atualizado sobre o transporte e pioneiro no jeito que fazemos as coisas!

Mas, queremos dedicar a postagem de número 100 a uma coisa muito importante!

Essa semana foi lançado o filme 2012 e eu pergunto pra todos vocês:

Por que assistir se não vai fazer nada pra mudar o mundo?

A questão não é só mudar por mudar, é mudar, porque em exatos 4 anos, todo o dano que estamos fazendo para a terra será IRREVERSÍVEL! E o que você faz para tentar mudar o mundo? Do que adianta ver o filme e continuar omitindo um fato? Explosões, cristo caindo aos pedaços e outras partes, óbvio que não acontecerá assim! Os danos a humanidade serão horríveis e não precisa ser nenhum cientista para isso.

De qualquer forma, 70% ou até mais das pessoas que visitam nosso blog já ajudam a humanindade ao utilizar o transporte público ao invés de ser egoístas e pegar um carro SOZINHO e ligar seu ar condicionado ouvindo uma musiquinha.

Quando mudarmos a forma de pensar das pessoas, quando mostrarmos que viver é relativamente simples, mostrar que tudo tem um equilibrio, que nem tudo na vida é ganhar lucros e esse sistema louco der outra "paulada na cabeça" deles, eles verão, mas enquanto isso, temos que começar mudando por nós mesmos, assistam o filme e vejam, mas também não pense que acontecerá daquele jeito, é só se conscientizar!

Usem mais transportes coletivos, use mais bicicletas e comece a mudar por vocês!


Salvem o mundo, cure o mundo onde nós vivemos!

Read more...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

UM EXPRESSO MUITO TURÍSTICO

UM EXPRESSO MUITO TURÍSTICO – A IDA


Olá pessoal, hoje “um expresso muito turístico” será escrito, mas calma, semana que vem será um vídeo muito legal sobre os museus. Por enquanto, ainda estamos saindo da Estação da Luz, lembram-se?
Bom galera, saindo da estação da Luz, ganhamos um panfleto de propaganda sobre o expresso (bem cabível não é?). Enfim, esse folheto dizia tudo o que está no site da CPTM. Também ganhamos uma sacolinha para colocarmos eventuais lixinhos ao invés de arremessá-los através da janela como de costume por alguns usuários.
Voltando à saída, saímos pontualmente, seguindo o cronograma direitinho da CPTM, durante a viagem, fomos instruídos por um rapaz da CPTM que lia um caderninho com as principais informações que iam desde estações desativadas pelo trecho, proximidade de parques ecológicos, hospícios, BOTUJURU (seu parque ecológico, estação e áreas de riquezas na área), áreas de industrialização como a produção de cimento na região.
Ah, tivemos grandes problemas com o áudio, estava inaudível e quando audível, não era nítido, mas deu pra entender o recado de BOTUJURU, mas enfim, ainda nos dirigindo, foi legal perceber que dentro havia faxineiras, foi chato ainda não ter serviço de bordo.
Outro ponto legal é que os chefes do trem eram parados em todas as poltronas por histórias sempre super curiosas sobre o trem. Um que já tinha viajado no trem do tempo que os carros serviram a outras rotas (como as de Jundiaí – Santos) enfim, histórias que fizeram a população fazer com que o expresso virasse um sucesso.
Mas não era só de coisas boas ou lembranças gloriosas que os chefes eram parados. Eles também eram parados para que as pessoas fizessem comentários indagando – os o motivo de ser aquela locomotiva e não outra que estava puxando o trem, porque a escolha daqueles carros, quando vai começar a rodar o trem turístico para Paranapiacaba. Coisas que fazem parte de uma logística total da CPTM que nem sempre chega aos ouvidos de um responsável pelo trem que durante a semana é chefe de estação e outros cargos mais.
Bom, por um lado é legal, se algumas dessas pessoas já não soubessem a resposta. Um casal começou a ser inoportuno ao chefe do trem que deu a desculpa, ou não, de que tinha que andar porque estávamos nos aproximando e ele precisava atender outras pessoas.
Chegando à nossa poltrona (do K e do F) foram muito atenciosos, conversaram com a gente, contaram um pouco de como é, e quais eram a expectativa para o expresso, já que estava só na sua primeira semana, e logo mais já deram os procedimentos de desembarque.
O desembarque e o roteiro CULTURAL ficam pra semana que vem no próximo “UM EXPRESSO MUITO TURÍSTICO” amanhã, no “TERÇA AO VIVO” (ao vivo para qualquer lugar do mundo as 20 horas) o vídeo da gente desembarcando em JUNDIAÍ naquele fatídico dia.

Abraços a todos
ONDE TEM TRANSPORTE TEM KFTRANS.

O KFTRANS ESTÁ REPRISANDO ALGUMAS MATÉRIAS PARA QUE FIQUEM MAIS POPULARES, AGRADECEMOS A TODOS! O KFTRANS ESTÁ CHEIO DE NOVIDADES, MAS PRIMEIRO PRECISAMOS MOSTRAR OS ANTIGOS, AMANHÃ TERÇA AO VIVO AQUI NO NOSSO BLOG, NÃO DEIXEM DE ASSISTIR!

Read more...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

TERÇA AO VIVO


TERÇA AO VIVO COMEÇA AGORA GALERAAAA

Read more...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

E O INTERIOR COMO FICA?

Semana passada mostramos um pouco sobre a cidade de Jundiaí e agora vamos nos focalizar no sistema de transporte público urbano.
O sistema de transporte é inteiramente feito por ônibus. O sistema, implantado recentemente pela SITU, Sistema Integrado de Transportes Urbanos, empresa que gerencia os transportes da cidade, faz com que o usuário não fique dependente do centro da cidade, como ocorria antigamente. Agora, existem terminais de ônibus em regiões estratégicas, e deles saem linhas entre terminais e para outras localidades do bairro. Ou seja, ao invés do passageiro sair de seu bairro, ir para o centro, e pegar outro ônibus para completar sua viagem, ele se dirige para um terminal mais próximo do seu bairro, e transita entre os terminais até o seu destino final. Esse sistema pode ser melhor explicado pela imagem.
Assim como ocorria em São Paulo, nos terminais em Jundiaí o trânsito entre ônibus é feito gratuitamente, ou seja, dentro dos terminais é possivel trocar de ônibus sem ter que pagar uma nova passagem. Isto é muito importante e necessário, já que a SITU trabalha no sistema citado e nele há a necessidade de troca de veículo. O usuário que iniciará sua viagem do terminal, deve comprar seu “bilhete-cartão”, chamado SIM, nas bilheterias fora do terminal, pois este é fechado para que possa ocorrer o trânsito livre entre os ônibus.
Assim, o passageiro não tem mais que pegar um ônibus, descer num ponto, andar e pegar outro ônibus em outro ponto. Isto poque todas as linhas tem como destino os terminais. E chegando aos terminais, faz rápidas conexões com outras linhas de ônibus.
No total, existem 7 (sete) terminais em Jundiai, são eles:
  • Terminal Central, localizado na Regiõ Central;
  • Terminal Cecap, localizado na Regiõ Noroeste;
  • Terminal Hortolândia, localizado na Região Oeste;
  • Terminal Colônia, localizado na Região Leste;
  • Terminal Vila Arens, localizado na Região Sul;
  • Terminal Rami, localizado na Região Sul;
  • Terminal Eloy Chaves, localizado na Região Oeste.

Para um cidade relativamente pequena, a presença de 7 terminais é muito importante para o sucesso do sistema. No dia em que visitamos a cidade, pudemos perceber que em todo lugar haviam terminais.

Os terminais da cidade são muito bem organizados. As plataforma são muito bem sinalizadas ficando fácil a deslocamento do passageiro até seu coletivo ou à saida. A limpeza também é um ponto positivo a se citar, muito limpas as plataformas.
Os terminais de ônibus de Jundiai possui um monitoramento de câmeras, o que garante segurança aos usuários. Iniciou-se também a implantação de equipamentos GPS (Sistema de Posicionamento Global), isto pode futuramente, conseguir calcular o tempo de chegada do ônibus em um determinado ponto ou terminal, o que facilitará a vida do passageiro.
Semana que vem, última parte da série, mostrando os ônibus de Jundiaí
E O INTERIOR COMO FICA É UM SÉRIE EXCLUSIVA DO SITE KFTRANS.

Read more...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CADÊ O POVO

LINHA 7 – RUBI
LUZ - FRANCISCO MORATO


Boa noite a todos os leitores do KFTRANS, hoje o CADÊ O POVO será escrito e será sobre a L7 que liga a Luz até Jundiaí por uma extensão operacional que começa em Francisco Morato


Certo, nessa primeira parte falaremos um pouco só do trajeto LUZ – FCM.
LUZ, BARRA FUNDA, ÁGUA BRANCA, LAPA, PIQUERI, PIRITUBA, VILA CLARICE, JARAGUÁ, PERUS, CAIEIRAS, FRANCO DA ROCHA, BALTAZAR FIDELIS e FRANCISCO MORATO são as estações que fazem parte dessa linha.


Bom, a Luz a gente não precisa falar nada, apesar de um incidente que foi comentado no “TERÇA AO VIVO” do dia 20/out, da leve empurrada com os pés no usuário apesar de nada ter sido alastrado por todas as áreas.


Em compensação, foi só começar a se afastar da cidade que percebemos a falta de pessoas e a perceber um grande erro por parte de quem treina os seguranças na CPTM. Eles ficam somente perto dos bloqueios e se movem quando percebem alguma movimentação diferenciada, como por exemplo, algum de nós tirando foto ou a necessidade de uma pessoa com alguma deficiência que é quando eles se locomovem sentido o carro em que essa pessoa está para ajudá-las a sair do mesmo.


Mas enquanto isso não é requisitado, eles permanecem nos bloqueios, geralmente são dois guardas por estação.


O legal também é ver que muitas das estações estão assim, sozinhos. Ou talvez não, mas como selecionamos algumas para desembarcar e depois darmos seguimento ao nosso trabalho até chegarmos à cidade de Jundiaí.
Descemos na estação CAIEIRAS e observamos os serviços prestados na plataforma e na volta, tinha um deficiente físico no primeiro carro, pensamos: onde será que ele vai descer? Será que teremos funcionários para ajudá-lo a desembarcar com segurança?
E a resposta foi SIM! Na estação “final” FRANCISCO MORATO, já estavam de prontidão 2 seguranças para ajudar no desembarque do garotinho.
E tem muito mais na próxima semana, onde exibiremos todas as fotos que tiramos por lá e é assim, muito mais completo!


Abraços a todos, obrigados pela atenção e amanhã tem “E O INTERIOR COMO FICA?” parte II em Jundiaí também.


Divulgue KFTRANS, estamos trabalhando para que esse seja o melhor blog sobre transporte público da história!

Read more...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

SINAIS - REFORMA DE AEROPORTOS

A Copa do Mundo de 2014 se aproxima, mas a situação dos aeroportos do Brasil está numa situação não muito confortável. Enquanto existem aeroporto em ótimas condições, como o Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos/SP), existem aqueles que não satisfazem as expectativas de pilotos e passageiros, como ocorre em Alta Floresta, por exemplo. Todos os aeroportos, grandes ou pequenos, de grande demanda ou não, devem estar em boas condições visando a segurança dos passageiros. A reforma dos aeroporto é o tema dos Sinais desta terça-feira, dia 3 de novembro.

SINAIS – REFORMA DE AEROPORTOS


A situação crítica de alguns aeroportos foi desmascarada após a queda do avião Airbus A320 da Tam no Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP). Nesse acidente ficou nítida as más condições da pista no aeroporto, e isto não ocorre apenas neste aeroporto, mas em muitos outros.

A situação de Congonhas é muito curiosa. A reforma do aeroporto foi muito divulgada, e fizeram a inclusão de um novo terminal de passageiros, com mais espaços sociais com restaurantes, bares e lojas, um novo complexo de estacionamento. Todas as novidades visavam aumentar o conforto e o entretenimento dos passageiros que aguardavam seus voos no aeroporto mais movimentado do Brasil. O grande problema dessa reforma foi deixar em segundo plano a segurança do passageiros. Como já é de conhecimento de todos, Congonhas tem uma pista justa para as aeronaves que lá operam, e demorou a execução da reforma da pista de pouso e decolagem. A demora para a construção da área de escape e do “grooving” (ranhuras para o escoamento da água) ficou nítida e essa demora causou o maior acidente da aviação brasileira.

Isto demonstra a burocracia da política brasileira. A ânsia de querer fazer obras que dê para se ver é tanta que esquecem do que é realmente necessário. Construir o Aeroshopping em Congonhas é visto por todos, mas a reforma da pista, ninguém, além dos pilotos, perceberiam.
Todos veem que a cidade de São Paulo já esta afogada de voos e mesmo assim não são tomadas medidas para atender a esses voos e para os outros que virão, pois a cidade precisa de mais. Mas a ampliação dos aeroportos ou a construção de um novo como foi cogitado não acontece. Ao mesmo tempo, a Infraero anuncia reforma no aeroporto de Porto Velho, que recebe dois voos por dia, um da Tam e um da Gol. Ou seja, cidades de pouco aproveitamento aeroviário tem recebidos mais benefício do governo do que cidades de grandes movimentações de aeronaves. Não que Porto Velho não mereça um novo aeroporto, mas ao mesmo tempo em que arrumam esses aeroportos menores, pois a maioria estão em péssimo estado, deve-se ter maior atenção a grandes aeroportos.

Isto ocorre também em Aracaju. O aeroporto será reformado para ficar nos moldes de Maceió, que foi reformado recentemente. Realmente há a necessidade de reformar, pois o terminal parece uma rodoviária, assim como era o da capital alagoana, mas a capital sergipana não devia ultrapassar os grandes aeroportos.

Aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió/AL)

Ao mesmo tempo em que critico a reforma de aeroportos pequeno, mostro também as consequências. A cidade de Maceió tem um dos aeroportos mais bonitos do nordeste brasileiro e com a reforma passou a receber até voos internacionais regulares no verão e muitos fretados no período de alta temporada. Concomitantemente, houve o acidente do voo JJ3054 em Congonhas. Minha crítica encontra-se justamente nesse fato: alguns são reformados e bem feitos, outros só faz a “fachada” e quando fazem. Na situação atual do Brasil, todos os aeroportos deveriam passar por reformas, pequenas em alguns mas grandes outros, para mostrar nosso potencial ao mundo na Copa de 2014 e porque o povo brasileiro merece aeroportos de alto nível.



Vamos os Sinais:



SINAL VERDE:


Para o governo de Brasil que anunciou a reforma de vários aeroporto pelo Brasil para a Copa de Futebol de 2014, apesar de com ressalvas, pois a maioria das cidade são as que receberão os jogos da Copa. Mesmo tendo sido forçada a reforma por causa do evento, é um começo para quem sabe a reforma de todos os aeroportos do Brasil.



SINAL VERMELHO









Para a Infraero, que somente pensando em lucrar com o shopping, não fez uma reforma correta do aeroporto de Congonhas, esquecendo da segurança dos passageiros, confirmada como acidente do voo JJ 3054.


Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP)


Com os problemas no nosso sistema, que já esta reestabelecido um deles, estamos aos poucos colocando em dia nossas matérias. Pedimos desculpas e sua compreensão.

Nosso sistema de programa ao vivo ainda temos problemas, por isso não tivemos hoje o Terça Ao Vivo, que voltará normal na próxima semana.

O quadro Sinais é exclusivo do site KFTrans (kftrans.blogspot.com)



Onde tem Transportes, tem Kftrans.

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.