terça-feira, 3 de novembro de 2009

SINAIS - REFORMA DE AEROPORTOS

A Copa do Mundo de 2014 se aproxima, mas a situação dos aeroportos do Brasil está numa situação não muito confortável. Enquanto existem aeroporto em ótimas condições, como o Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos/SP), existem aqueles que não satisfazem as expectativas de pilotos e passageiros, como ocorre em Alta Floresta, por exemplo. Todos os aeroportos, grandes ou pequenos, de grande demanda ou não, devem estar em boas condições visando a segurança dos passageiros. A reforma dos aeroporto é o tema dos Sinais desta terça-feira, dia 3 de novembro.

SINAIS – REFORMA DE AEROPORTOS


A situação crítica de alguns aeroportos foi desmascarada após a queda do avião Airbus A320 da Tam no Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP). Nesse acidente ficou nítida as más condições da pista no aeroporto, e isto não ocorre apenas neste aeroporto, mas em muitos outros.

A situação de Congonhas é muito curiosa. A reforma do aeroporto foi muito divulgada, e fizeram a inclusão de um novo terminal de passageiros, com mais espaços sociais com restaurantes, bares e lojas, um novo complexo de estacionamento. Todas as novidades visavam aumentar o conforto e o entretenimento dos passageiros que aguardavam seus voos no aeroporto mais movimentado do Brasil. O grande problema dessa reforma foi deixar em segundo plano a segurança do passageiros. Como já é de conhecimento de todos, Congonhas tem uma pista justa para as aeronaves que lá operam, e demorou a execução da reforma da pista de pouso e decolagem. A demora para a construção da área de escape e do “grooving” (ranhuras para o escoamento da água) ficou nítida e essa demora causou o maior acidente da aviação brasileira.

Isto demonstra a burocracia da política brasileira. A ânsia de querer fazer obras que dê para se ver é tanta que esquecem do que é realmente necessário. Construir o Aeroshopping em Congonhas é visto por todos, mas a reforma da pista, ninguém, além dos pilotos, perceberiam.
Todos veem que a cidade de São Paulo já esta afogada de voos e mesmo assim não são tomadas medidas para atender a esses voos e para os outros que virão, pois a cidade precisa de mais. Mas a ampliação dos aeroportos ou a construção de um novo como foi cogitado não acontece. Ao mesmo tempo, a Infraero anuncia reforma no aeroporto de Porto Velho, que recebe dois voos por dia, um da Tam e um da Gol. Ou seja, cidades de pouco aproveitamento aeroviário tem recebidos mais benefício do governo do que cidades de grandes movimentações de aeronaves. Não que Porto Velho não mereça um novo aeroporto, mas ao mesmo tempo em que arrumam esses aeroportos menores, pois a maioria estão em péssimo estado, deve-se ter maior atenção a grandes aeroportos.

Isto ocorre também em Aracaju. O aeroporto será reformado para ficar nos moldes de Maceió, que foi reformado recentemente. Realmente há a necessidade de reformar, pois o terminal parece uma rodoviária, assim como era o da capital alagoana, mas a capital sergipana não devia ultrapassar os grandes aeroportos.

Aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió/AL)

Ao mesmo tempo em que critico a reforma de aeroportos pequeno, mostro também as consequências. A cidade de Maceió tem um dos aeroportos mais bonitos do nordeste brasileiro e com a reforma passou a receber até voos internacionais regulares no verão e muitos fretados no período de alta temporada. Concomitantemente, houve o acidente do voo JJ3054 em Congonhas. Minha crítica encontra-se justamente nesse fato: alguns são reformados e bem feitos, outros só faz a “fachada” e quando fazem. Na situação atual do Brasil, todos os aeroportos deveriam passar por reformas, pequenas em alguns mas grandes outros, para mostrar nosso potencial ao mundo na Copa de 2014 e porque o povo brasileiro merece aeroportos de alto nível.



Vamos os Sinais:



SINAL VERDE:


Para o governo de Brasil que anunciou a reforma de vários aeroporto pelo Brasil para a Copa de Futebol de 2014, apesar de com ressalvas, pois a maioria das cidade são as que receberão os jogos da Copa. Mesmo tendo sido forçada a reforma por causa do evento, é um começo para quem sabe a reforma de todos os aeroportos do Brasil.



SINAL VERMELHO









Para a Infraero, que somente pensando em lucrar com o shopping, não fez uma reforma correta do aeroporto de Congonhas, esquecendo da segurança dos passageiros, confirmada como acidente do voo JJ 3054.


Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP)


Com os problemas no nosso sistema, que já esta reestabelecido um deles, estamos aos poucos colocando em dia nossas matérias. Pedimos desculpas e sua compreensão.

Nosso sistema de programa ao vivo ainda temos problemas, por isso não tivemos hoje o Terça Ao Vivo, que voltará normal na próxima semana.

O quadro Sinais é exclusivo do site KFTrans (kftrans.blogspot.com)



Onde tem Transportes, tem Kftrans.

1 comentários:

Anônimo,  27 de fevereiro de 2010 às 18:26  

Boa tarde preciso saber se o aeroporto de Salvador - BA já tem um projeto de apliação e como verificar este projeto ou quem procurar.

Adaias (11) 7554-0090 / 7890-0077

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