SINAIS - REFORMA DE AEROPORTOS
A situação crítica de alguns aeroportos foi desmascarada após a queda do avião Airbus A320 da Tam no Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP). Nesse acidente ficou nítida as más condições da pista no aeroporto, e isto não ocorre apenas neste aeroporto, mas em muitos outros.
A situação de Congonhas é muito curiosa. A reforma do aeroporto foi muito divulgada, e fizeram a inclusão de um novo terminal de passageiros, com mais espaços sociais com restaurantes, bares e lojas, um novo complexo de estacionamento. Todas as novidades visavam aumentar o conforto e o entretenimento dos passageiros que aguardavam seus voos no aeroporto mais movimentado do Brasil. O grande problema dessa reforma foi deixar em segundo plano a segurança do passageiros. Como já é de conhecimento de todos, Congonhas tem uma pista justa para as aeronaves que lá operam, e demorou a execução da reforma da pista de pouso e decolagem. A demora para a construção da área de escape e do “grooving” (ranhuras para o escoamento da água) ficou nítida e essa demora causou o maior acidente da aviação brasileira.
Isto demonstra a burocracia da política brasileira. A ânsia de querer fazer obras que dê para se ver é tanta que esquecem do que é realmente necessário. Construir o Aeroshopping em Congonhas é visto por todos, mas a reforma da pista, ninguém, além dos pilotos, perceberiam.
Isto ocorre também em Aracaju. O aeroporto será reformado para ficar nos moldes de Maceió, que foi reformado recentemente. Realmente há a necessidade de reformar, pois o terminal parece uma rodoviária, assim como era o da capital alagoana, mas a capital sergipana não devia ultrapassar os grandes aeroportos.
Aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió/AL)
Ao mesmo tempo em que critico a reforma de aeroportos pequeno, mostro também as consequências. A cidade de Maceió tem um dos aeroportos mais bonitos do nordeste brasileiro e com a reforma passou a receber até voos internacionais regulares no verão e muitos fretados no período de alta temporada. Concomitantemente, houve o acidente do voo JJ3054 em Congonhas. Minha crítica encontra-se justamente nesse fato: alguns são reformados e bem feitos, outros só faz a “fachada” e quando fazem. Na situação atual do Brasil, todos os aeroportos deveriam passar por reformas, pequenas em alguns mas grandes outros, para mostrar nosso potencial ao mundo na Copa de 2014 e porque o povo brasileiro merece aeroportos de alto nível.
Vamos os Sinais:
SINAL VERDE:
SINAL VERMELHO
Para a Infraero, que somente pensando em lucrar com o shopping, não fez uma reforma correta do aeroporto de Congonhas, esquecendo da segurança dos passageiros, confirmada como acidente do voo JJ 3054.
Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP)
Com os problemas no nosso sistema, que já esta reestabelecido um deles, estamos aos poucos colocando em dia nossas matérias. Pedimos desculpas e sua compreensão.
Nosso sistema de programa ao vivo ainda temos problemas, por isso não tivemos hoje o Terça Ao Vivo, que voltará normal na próxima semana.
O quadro Sinais é exclusivo do site KFTrans (kftrans.blogspot.com)
Onde tem Transportes, tem Kftrans.
1 comentários:
Boa tarde preciso saber se o aeroporto de Salvador - BA já tem um projeto de apliação e como verificar este projeto ou quem procurar.
Adaias (11) 7554-0090 / 7890-0077
Postar um comentário