terça-feira, 27 de outubro de 2009

COLUNA DO GUSTAVO

Bem pessoal, como vão?


Vamos falar sobre um pouco da história do Metropolitano.

Fundado em abreil de 1968 e inaugurado em setembro de 74, a Companhia do Metropolitano de São Paulo é um dos melhores do mundo, possui aproximadamente 60 km de extensão e 55 estações.

Alguns marcos importantes foram a utilização de trens automatizados, uso de uma tuneladora, aqui apelidada carinhosamente de Tatuzão, grandes valas em importantes avenidas de SP para a construção de túneis e estações e a primeira Implosão do Brasil, do edifício Mendes Caldeira.

Possui uma frota de 118 trens de 6 carros cada e de 4 Fabricantes: Budd/Mafersa, Mafersa, Cobrasma e Alstom. Este mês chega o primeiro Rotem para a Linha 4 – Amarela e no fim do ano ou começo do próximo os trens da CAF, que fez alguns trens da série 2000 do Expresso Leste.

Possuí em operação, hoje, 4 linhas, sendo Linha 1 – Azul, Linha 2 – Verde, Linha 3 – Vermelha e Linha 5 –Lilás. Sendo as 3 primeiras de bitola larga (1600 mm), alimentação via Terceiro Trilho e trens fabricados pela Alstom, Mafersa, Cobrasma e Budd/Mafersa, com velocidade máxima de 84 km/h em ATO e 86 em MCS e máxima codificação de 100.

Já a última tem os trens da série 5700 fabricados pela Alstom, com bitola internacional (1435 mm), alimentação via catenária (rede aérea), com velocidade máxima de aproximadamente 65 km/h em ATO e codificação máxima de 80, que não é utilizada ainda devido à geometria de via.

Assuntos mais técnicos na próxima, abraços pessoal!

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