quinta-feira, 22 de outubro de 2009

E INTERIOR COMO FICA? - JUNDIAÍ PTE 2

Semana passada mostramos um pouco sobre a cidade de Jundiaí e agora vamos nos focalizar no sistema de transporte público urbano.

O sistema de transporte é inteiramente feito por ônibus. O sistema, implantado recentemente pela SITU, Sistema Integrado de Transportes Urbanos, empresa que gerencia os transportes da cidade, faz com que o usuário não fique dependente do centro da cidade, como ocorria antigamente. Agora, existem terminais de ônibus em regiões estratégicas, e deles saem linhas entre terminais e para outras localidades do bairro. Ou seja, ao invés do passageiro sair de seu bairro, ir para o centro, e pegar outro ônibus para completar sua viagem, ele se dirige para um terminal mais próximo do seu bairro, e transita entre os terminais até o seu destino final. Esse sistema pode ser melhor explicado pela imagem.


Assim como ocorria em São Paulo, nos terminais em Jundiaí o trânsito entre ônibus é feito gratuitamente, ou seja, dentro dos terminais é possivel trocar de ônibus sem ter que pagar uma nova passagem. Isto é muito importante e necessário, já que a SITU trabalha no sistema citado e nele há a necessidade de troca de veículo. O usuário que iniciará sua viagem do terminal, deve comprar seu “bilhete-cartão”, chamado SIM, nas bilheterias fora do terminal, pois este é fechado para que possa ocorrer o trânsito livre entre os ônibus.


Assim, o passageiro não tem mais que pegar um ônibus, descer num ponto, andar e pegar outro ônibus em outro ponto. Isto poque todas as linhas tem como destino os terminais. E chegando aos terminais, faz rápidas conexões com outras linhas de ônibus.


No total, existem 7 (sete) terminais em Jundiai, são eles:
  • Terminal Central, localizado na Regiõ Central;
  • Terminal Cecap, localizado na Regiõ Noroeste;
  • Terminal Hortolândia, localizado na Região Oeste;
  • Terminal Colônia, localizado na Região Leste;
  • Terminal Vila Arens, localizado na Região Sul;
  • Terminal Rami, localizado na Região Sul;
  • Terminal Eloy Chaves, localizado na Região Oeste.

Para um cidade relativamente pequena, a presença de 7 terminais é muito importante para o sucesso do sistema. No dia em que visitamos a cidade, pudemos perceber que em todo lugar haviam terminais.




Os terminais da cidade são muito bem organizados. As plataforma são muito bem sinalizadas ficando fácil a deslocamento do passageiro até seu coletivo ou à saida. A limpeza também é um ponto positivo a se citar, muito limpas as plataformas.


Os terminais de ônibus de Jundiai possui um monitoramento de câmeras, o que garante segurança aos usuários. Iniciou-se também a implantação de equipamentos GPS (Sistema de Posicionamento Global), isto pode futuramente, conseguir calcular o tempo de chegada do ônibus em um determinado ponto ou terminal, o que facilitará a vida do passageiro.
Semana que vem, última parte da série, mostrando os ônibus de Jundiaí
E O INTERIOR COMO FICA É UM SÉRIE EXCLUSIVA DO SITE KFTRANS.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.