OAK TREE NA PORTA DE SAÍDA
A Oak Tree Transportes Urbanos está com sua frota radicalmente reduzida, operando apenas algumas linhas. Isto porque recentemente a empresa comprou 160 novos ônibus a partir de empréstimos de banco. Como a Oak Tree não conseguiu pagar, esses carros estão confiscados pelo financiador desde o meio desta semana. Os ônibus retidos são os mais recentes na empresa - os Caio Millennium's Piso Baixo MB 0-500U, Caio Apache's Vip VW 17-230 e os Marcopolo Vialle's VW 17-260 EOT (veja-os abaixo) - que começaram a rodar ano passado.
Isto obrigou a SPTrans a usar o sistema PAESE (Plano de Apoio Entre Empresas Frente a Situações de Emergência) em algumas de suas linhas. Na rua da Consolação, por exemplo, a Viação Gato Preto utiliza seus carros para operar na linha 7282/10 Pq. Continental - Praça Ramos que era da Oak Tree (veja foto abaixo). Em outros casos, a empresa devedora perdeu a licença de operação das linhas, como a 7703/10 Metro Santa Cecília (Term. Amaral Gurgel) - Vila Leopoldina que roda com carros da Transppass.
Assim como outros consórcios da cidade de São Paulo, o Sudoeste está sendo duopolizado, ficando nas mãos apenas da Gato Preto e da Transppass. Infelizmente, observando a situação da Oak Tree e lembrando o que aconteceu com a Viação Villa-Lobos, que faliu a alguns anos atrás, não vemos muitas esperanças para a empresa de prefixo 8 3. É lamentável, visto que é a Oak Tree sempre teve um serviço muito bom, carros muito bem conservados, como os Caio Alphas's que até este ano ainda rodavam.
Aproveitando o post falando do Consórcio Sudoeste e lamentando a situação da Oak Tree, queremos fazer uma critica a Transppass: já está na hora de retirar da frota os primeiros Apaches Vips que possuem aqueles bancos de "ônibus escolar", os de encosto baixo e que foram adaptados com porta a esquerda. Além de serem desconfortáveis, esses carros ficaram muito feios após a reforma e mal conservados, visto que possui vidros riscados e pichações. Ao mesmo tempo, parabenizo a Gato Preto que tem uma frota impecável e com a maioria dos ônibus equipados com os letreiros dianteiro e trazeiro luminoso, ajudando os usuários na identificação do itinerário do veículo.
Só para terminar, queria deixar uma sugestão ao consórcio em questão: todos os outros consórcios possuem ônibus articulados e a região 8 precisa deles em linhas de muita demanda (como a 702U/10 Butantã-USP - Term. Pq. D. Pedro II), quando é que os empresários vão notar isto, e incorporar a suas frotas estes veículos maiores?
Abraços a todos
KFTrans