SINAIS - LINHAS DE ÔNIBUS
O sinal verde e o sinal vermelho do quadro Sinais estão de volta com o tema Linhas de Ônibus.
A Prefeitura da cidade de São Paulo, desde o ano passado, tomou algumas atitudes para estimular os passageiros dos ônibus municipais a lembrarem o número da linha que utilizam. As linhas dos ônibus são aqueles números que estão junto ao letreiro ao lado do destino, nas placas de itinerário e na trazeira. Como por exemplo: o número da linha que faz o caminho Jardim Colombo - Praça Ramos de Azevedo é a 7241/10.
Para que os usuários lembrem o número da linha do ônibus, as empresas foram obrigadas a colocarem placas na traseira do veículo com o número. Isto facilita a identificação do ônibus por parte dos clientes. Quem nunca correu atrás de um ônibus e quando o alcançou viu que não era o seu. Com a placa na trazeira, isto não ocorre mais. Mas para que isso ocorra, os usuários precisam saber a numeração da linha.
Além disso, nos corredores de ônibus, terminais, estações de tranferências e outras paradas que possuem letreiros eletrônicos, agora não mostram mais o destino dos veículos que passam no lugar e sim o número da linha e o tempo de espera. Isto faz os usuários decorarem o número das linhas de muitos ônibus, e os que ainda não decoraram, podem descobrir o destino da linha nas placas juntas as paradas ou teminais.
Mostradas as atitudes, vamos dizer agora por que é importante decorar o número das linhas. Existem em São Paulo várias linhas que tem TP (Terminal Primário) e TS (Terminal Secundário) iguais ou apenas um deles. Isto cria muita confusão entre os usuários. Por exemplo, na Av. Celso Garcia tem muitas linhas para o Term. Pq. D. Pedro II, mas apenas a 2290/10 passa na praça da República, se um usuário não conhece a numeração, ele se confunde e corre o risco de pegar o ônibus errado. Outro exemplo ocorre no Terminal Amaral Gurgel com a linha 5121/10 e a 5121/41. O primeiro vai pela Av. Berrini e o segundo pela Av. Santo Amaro. Por ser num terminal, tem funcionários para orientar, mas no primeiro caso não. Se os usuários soubessem a numeração das linhas, não haveria confusão e nem irritação deles.
Por este estímulo dado aos passgeiros de decorar a numeração das linhas, damos o Sinal Verde para Prefeitura para que esse trabalho seja continuado e ampliado.
No entanto, o letreiro usado nos ônibus que já estavam em circulação receberam uma placa que não foram satisfatórias. As placas, feitas do mesmo material das do itinerário na lateral do veiculo, são brancas com os dígitos em pretos. De dia, perfeitos, mas a noite, não se vê a numeração, já que não tem iluminação para elas, ficando impossível descobrir a numeração mesmo em curtas distâncias.
Existem duas soluções. A primeira seria trocar todos os letreiros de lona da frente e as placas de trás por letreiros luminosos, o que seria o mais ideal. A segunda seria colocar uma capela de lona na trazeira do veículo com iluminação, igual ao letreiro dianteiro, mas em tamanho reduzindo, como tem no Rio de Janeiro por exemplo.
Algumas empresas colocaram os letreiros luminosos na trazeira de todos os veículos que possuem os luminosos na frente, como a Viação Gato Preto, mas não são todas. Ponto positivo é que todos os novos carros comprados estão com os letreiros luminosos, mas deveria ter em todos os coletivos de São Paulo.
Por estas placas que naã ajudam os passageiros durante a noite, o Sinal Vermelho para as empresas e para elas tomem alguma dessas soluções citadas no texto.
Portanto:
SINAL VERDE PARA A PREFEITURA PELO ESTÍMULO DADO AOS PASSAGEIROS PARA DECORAREM O NÚMERO DAS LINHAS DOS ÔNIBUS.
e
SINAL VERMELHO PARA AS EMPRESAS QUE COLOCAM PLACAS DE LINHAS ATRÁS DOS VEICULOS QUE SÃO INEFICIENTES.
Na próxima quarta-feira mais um sinais inédito.
Abraços a todos
KFTrans
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