sábado, 2 de maio de 2009

SÉRIE VELHOS TRABALHADORES - BOEING 737-200

Mais uma matéria da série "Velhos Trabalhadores".



Boeing 737-200


Voando pela primeira vez em 1967, o Boeing 737-200 nasceu na necessidade do mercado de um avião a jato com capacidade de 115 a 130 passageiros. Assim surgiu uma versão mais alongada do 737-100 em 1,83m: o Boeing 737-200. O sucesso veio rápido e surgiram novas configurações além da de passageiros: a versão cargueira (737-200C) ou carga/passageiro (737-300QC). Anos depois surgia também a versão Advanced, com maior capacidade de combustível e com motores mais potentes e econômicos. Iniciou-se então, a era de sucesso do modelo de aviao mais vendido da Boeing: 0 737.


Conhecido como "Breguinha" no Brasil, o 737-200 foi muito utilizado por aqui. Em 1969, a VASP (Viação Aérea de São Paulo) recebe seu primeiro modelo, o PP-SMA. A cia paulista voou com cerca de 19 aeronaves do tipo até a sua paralisação em 2005 em voos domésticos. Como a empresa está em Recuperação Judicial, todos os bens da empresa estão sob domínio da Justiça, sendo a VASP dona de toda a sua frota de 737-200, estes aviões ficam parados em diversos aeroportos do país, alguns sem motor ou interior. Um triste retrato de uma empresa e de aviões que tanto contibuíram para o sucesso da aviação brasileira.
O "Breguinha" foi equipamento também da Varig (Viação Aérea Rio Grandense) e da Cruzeiro, que os receberam em 1975. Com a compra da Cruzeiro pela Varig, esta aumentou sua frota ficando com 19 modelos para os trechos domésticos. Assim como a VASP, a Varig também parou de voar e seus aviões 737-200 foram todos devolvidos, já que estes estavam aqui por leasing.


Os Boeing 737-200 até hoje voam no Brasil. A FAB (Força Aérea Brasileira) tem 2 exemplares do modelo e os ultilizam para transporte de ministros de Estado e autoridades brasileiras e é configurado na versão executiva. Estes aviões são conhecidos como "Sucatinhas", devido ao diminutivo do antigo avião presidencial, um Boeing 707-320, apelidado de "Sucatão". No entanto, o governo Lula já anunciou o fim de operação deles no Brasil. Estes "sucatinhas" serão substituidos pelos moderníssimos Embraer 195 na versão executiva já no próximo ano.
Na área comercial, o Boeing 737-200 é usado hoje pela TAF (Transportes Aéreos de Fortaleza). A empresa possui 5 exemplares: 2 na versao cargueira e 3 na versao de passageiros, fazendo voos de Fortaleza (CE) para Belém (PA), Macapá (AP), Caiena (Guiana Francesa) e Paramaribo (Suriname).

Sabemos que aeronaves mais novas são mais modernas, confortáveis e confiáveis, mas as antigas, que são raridades, fazem parte da história de muitas pessoas e por isso um diferencial. Esperamos ver esses aviões voando ainda por muito tempo.


Aproveito o espaço para fazer um pedido a Tam Linhas Aereas, ela que tem o Museu Asas de um Sonho que conta um pouco da aviação do Brasil: seria bem bacana se a Tam adquirisse o primeiro Boeing 737-200 da VASP (PP-SMA), que atualmente esta apodrecendo em Belo Horizonte (veja a foto abaixo), restaurá-lo e incorporasse ao Museu, já que ele é um modelo muito importante para o Brasil e o mundo. Tomará que isto ocorra.



Agurdem mais reportagens da série.


KFTrans

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