quarta-feira, 6 de maio de 2009

SÉRIE VELHOS TRABALHADORES - TRENS DA CPTM - SÉRIE 5000

Mais uma matéria da série que mostra os veículos transportes mais antigos mas que até hoje trabalham. Hoje: Trens da CPTM - Série 5000



Comprados pela FEPASA, os primeiros trens da série 5000 foram produzidos pelo consórcio francês CCTU em 1978 e trazidos montados para o Brasil. As demais unidades, foram montados pela Cobrasma (Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários) em Osasco. Estes trens operavam a linha Oeste da FEPASA.
Em 1992, com a criação da CPTM, todas as linhas da FEPASA ficaram sob a responsabilidade da "novata", porém os valores arrecadados nas bilheterias eram da FEPASA, como se a linha fosse tercerizada. Em 1996, a CPTM assumiu todas as linhas de São Paulo, herdando todos os trens inclusive os da série 5000.


Já sob a administração da CPTM, alguns desses trens foram modernizados, receberam nova pintura e novo interior, mas nao foram todos. Alguns infelizmente estão muito mal cuidados, ainda com a pintura antigas de duas faixas vermelhas. A boa notícia é que todos os trens do metropolitano serão modernizados e reformados para obter a categoria de Metro. Estes trens operam, hoje, com 12 carros na linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi) que possuem 8 vagões com 8 portas cada.



Mais matérias sobre os trens da CPTM serão publicadas, agurdem.

Abraços a todos.

KFTrans

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.