sexta-feira, 8 de maio de 2009

SÉRIE VELHOS TRABALHADORES - TRENS DA CPTM - SÉRIE 1100


O trem TUE 100, que é chamado pela CPTM de Série 1100, foi contruído a partir de 1956 para fazer a renovação da frota dos trens suburbanos da EFSJ - Estrada de Ferro Santos Jundiaí no trecho Jundiaí-Paranapiacaba. O Série 1100 foi contruído pela Budd junto com a Mafersa, sendo o primeiro trem TUE  de aço inox do Brasil. Nos anos 80, estes trens foram transferidos a CBTU - Cia Brasileira de Trens Urbanos, que trouxe outros trens para operar a mesma linha. Com o repasse dos carros para a CPTM - Cia Paulista de Trens Metropolitanos, nos anos 90, eles sofreram um reforma bem visível, principalmente na frente do trem que foi trocada por uma de fibra de vidro, e uma remodelação total de seu interior.

Em 2008, o Governo do Estado de São Paulo anunciou uma reforma geral na CPTM e ela inclui a reforma de toda a frota de trens. O Série 1100 está entre os que serão transformados em Metro de Superficie, segundo expectativas do governo.
O trem que possui 6 vagões com 8 portas cada. Um detalhe interessante é que esse trem é o único, da CPTM pelos menos, que não tem a porta direita em frente a porta esquerda, elas são intercaladas (como pode ser visto na foto acima). Hoje, o Série 1100 opera na linha 7-Rubi, Luz - Francisco Morato, e sua extensão até Jundiaí, um caminho muito conhecido por este velho trabalhador.

Aguardem amanhã a última matéria da série.

Abraços a todos

KFTrans

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.