quinta-feira, 7 de maio de 2009

SÉRIE VELHOS TRABALHADORES - TRENS DA CPTM - LOCOMOTIVAS/ CARROS DO EXPRESSO TURÍSTICO

Por que não falar do Expresso Turístico nessa série dos velhos trabalhadores?






Os carros restaurados pela ABPF (Associação Brasiliera de Preservação Ferroviária) são da década de 60, feitos pela MAFERSA, mais precisamente em 1962.

Eles faziam o trecho São Paulo – Campinas – Araraquara – São José do Rio Preto – Santa Fé do Sul, quando pertenciam à EFA (Estrada de Ferro Araraquara).

Já no tempo de FEPASA, eles trabalharam até 1998 sendo os últimos trens de passageiros de longo percurso do nosso Brasil varonil.







Depois foram abandonados em Rio Claro, onde foram resgatados e recuperados pela ABPF em 2005. Foram cedidos a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em 2008 já com a finalidade usá-los no Expresso Turístico.

Certo, agora a locomotiva que puxa os carros, ela é ainda mais velha do que os carros. São locomotivas a diesel importadas do Canadá na década de 50, foram 48 adquiridas em 1952, porém só 8 são da CPTM, compradas da CBTU!








Ela não é a única. As outras fazem todo o serviço de manutenção e apoio operacional da CPTM. Apenas duas foram reformadas para o Expresso.




A série Velhos Trabalhadores está chegando no seu fim, acompanhe os últimos capítulos dessa série!



Abraços
KFTrans

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.