quarta-feira, 20 de maio de 2009

SINAIS - RENOVAÇÃO DA FROTA

O quadro Sinais de hoje no site KFTrans tem o tema de renovação da frota de ônibus.

As empresas de ônibus que atuam na cidade de São Paulo são obrigadas por lei a renovarem sua frota frequentemente, já que por esta lei, os ônibus que circulam em São Paulo não podem ter mais de 10 de uso. A renovação ocorrre: isto é uma realidade incontestável, mas não de uma forma satisfatória. Não é difícil encontrar ônibus de segunda mão sendo usados em São Paulo, como frota ativa ou reserva, principalmente entre as cooperativas. Isto porque elas não tem dinheiro suficiente para comprar novos e adquirem os usados com o prazo de validade a vencer em breve. Isso acontece com a Cooperativa Fenix, que atua na zona norte, e a Nova Aliança, que atua na zona sul, por exemplo, que compraram os Caio Apaches Vip mais antigos da Transppass, aqueles que foram reformados para colocar as portas a esquerda. Isto não é coerente pois se uma empresa se desfaz do ônibus alegando renovar a frota, não tem sentido outra empresa de São Paulo adquirí-lo. Além de gastar dinheiro com os ônibus usados, eles terão que gastar em breve com os novos, já que aqueles serão considerados ilegais para o uso.


Ao mesmo tempo vemos empresas que para renovar a frota não fizeram o devido planejamento. Foi o que ocorreu com a Oak Tree, ela simplismente pediu dinheiro emprestado a um banco para comprar novos ônibus e não conseguiu ser fiel ao pagamento, obrigando o banco a confiscar a mercadoria nova. A cidade fez o sistema PAESE para suprimir a redução da frota da Oak Tree, sendo possível a reposição sem que os usuários percebessem, um bom trabalho por parte da São Paulo Transportes.



Este caso da Oak Tree e das cooperativas mostram que as empresas estão com falta de dinheiro e competência, falta o apoio e a fiscalização da Prefeitura para ajudá-las e orientá-las. Mas esse apoio não pode ser o salvador da empresa, já que o prefeito Gilberto Kassab anunciou que, por causa da crise, os investimentos nos transportes serão reduzidos.




É triste ver empresas como a Oak Tree e a Villa-Lobos saindo ou que já saíram do sistema por falta de dinheiro e organização, visto que ambas cuidavam ou cuidam muito bem de seus veículos.
Outro ponto negativo é o estado de conservação dos ônibus de algumas empresas em São Paulo. Vidros riscados, tecido dos bancos pichados, balaustres soltos dentre outros, são problemas comuns nos ônibus paulistanos. Já presenciei poltronas soltas do chão em um microônibus da Via Sul, uma folha de porta não funcionando em um ônibus da Transppass e balaustres soltos e até no meio da porta para entrada de cadeirantes nos ônibus da Transkuba, são apenas alguns exemplos. A Prefeitura deveria obrigar as empresas a terem um padrão de qualidade para explorar a cidade, para que o conforto anunciado em propagandas seja completamente verdadeiro.


A estas empresas que não fazem a real renovação da frota, não cuidam bem de seus ônibus e não fazem a devida manutenção, damos o SINAL VERMELHO para que essa política seja repensada e que se preocupem mais com a segurança e o conforto de seus usuários.



Apesar das criticas, muitas empresas estão no caminho certo: elas renovam a frota com ônibus realmente novos, utilizam a tecnologia para auxiliar em seus serviços e facilitam o uso dos passageiros em seus ônibus. É nitida a presença dos novos onibus, basta ver as frases nos letreiros "VEICULO NOVO" e da marcação de datas abaixo da janela do motorista. Além disso algumas empresas estão se adaptando as tecnologias aos novos serviços da SPTrans, como colocar o letreiro eletrônico na trazeira do veículo também, a implantação dos GPS que ratreia o veículo e avisam os passageiros do tempo de chegada dela, a compra do ônibus com piso rebaixados, transmissão automática, entre outras. Como exemplo posso citar a Viação Gato Preto e a Expandir, mas não são as únicas.





A estas empresas que acompanham o desenvolvimento dos trasnportes paulistanos, o SINAL VERDE para que o bom trabalho seja continuado e que possam ser exemplo para as demais.


Portanto:



SINAL VERMELHO PARA EMPRESAS QUE NÃO RENOVAM VERDADEIRAMENTE SUA FROTA E QUE CUIDAM MUITO MAL DE SEUS CARROS (como a Cooperativa Fenix da foto abaixo, que mostra o ônibus deles ex-Transppass);








e


SINAL VERDE PARA AS EMPRESAS QUE CUMPREM TODAS AS EXIGÊNCIAS DA PREFEITURA E SE PREOCUPAM COM OS USUÁRIOS, OFERECENDO-LHES ÔNIBUS EM ÓTIMOS ESTADOS DE CONSERVAÇÃO (como a Viação Gato Preto da foto abaixo, mostrando seus novos onibus).










Abraços a todos


Próxima quarta, mais um SINAIS inédito para todos vocês, não deixem de acompanhar!



SINAIS É EXCLUSIVO DO BLOG KFTRANS, CASO USE, MANTENHA OS CRÉDITOS

1 comentários:

Anônimo,  21 de maio de 2009 às 22:25  

realmente estes Apaches Vips estao muito mal cuidados. tem q tirar eles da frota da TP

joao wesley - sp

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