segunda-feira, 4 de maio de 2009

SÉRIE VELHOS TRABALHADORES - CAIO VITÓRIA

A primeira matéria de ônibus dessa série.


Caio Vitória - Uma carroceria de sucesso



O Caio Vitória surgiu quando o Caio Amélia saiu de fabricação. Em 1988, o primeiro Vitória foi entregue numa produção em série, na base de 280 unidades por mês. Em 1993, sofreu algumas modificações, recebeu para-choques menores e a opção de porta dupla. Diversos motores foram usados por este Caio: Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford, Scania e Volvo. O último Vitória foi entregue em 1995 para uma empresa de Goías (GO), iniciando a fabricação dos Caios Alphas.


A cidade de São Paulo usou bastante este modelo, quase todas as empresas o ultilizavam e era difícil você não o ver na rua. Presente com todos os motores acima citados, a cidade de São Paulo explorou estes ônibus até o início dos anos 2000, quando a então prefeita Marta iniciou a retirada de todos os carros com mais de 10 anos de uso, enquadrando os Vitórias nesta renovação da frota. Ele é até hoje reconhecido pela sua pintura branca com uma faixa vermelha ou verde, mas próximos a sua retirada da frota paulistana, ele recebeu a pintura branca com o "bonequinhos da Marta" e até a pintura do Sistema Interligado, como por exemplo os Vitórias VW 16-210 da Gato Preto que até 2004 operavam a linha 7181/10 (Cidade Universitaria - Term. Princesa Isabel) e os de muitas cooperativas nas regiões periféricas da cidade.

Na região metropolitana de São Paulo, até hoje são vistos os Vitórias operando linhas regulares, como os ônibus urbanos das cidades de Caieiras e Carapicuiba. No entanto, nessa região, os Vitórias são bastante conhecidos na Viação Metra, que até hoje os usa. Usando motor da Volvo, a frota do modelo são contituidos por convencionais e articulados, em ótimo estado de conservação e com muito conforto. Como era de se esperar, infelizmente estes carros estão com os dias contados, visto que a renovação da frota da Metra ja retirou muitos Vitórias, mas visam retirar todos. Todos? Quase todos, exceto os "Vitorias VIP". Isto mesmo, "Vitorias VIP"! Estes carros sao Vitórias reformados que receberam portas, dianteira e trazeira modelo Apache VIP, além do novos tecidos de banco da Caio. Ficaram muito estranhos! Só espero que isso não seja uma forma de enganar o povo e dizer que é novo.


Quem pensa que viraram lixo ou foram para o ferro-velho, se engana. Bastam fazer uma viagem para as áreas rurais do Brasil. Muitos desses Vitórias servem de tranporte rural para bóias-frias no interior do Brasil. Outros, ainda estão em circulação em cidades pequenas e pobres. Isto prova que os meios de transportes foram feitos para duraram a vida toda, basta cuidar deles direitinho.

O que dizer mais para o Caio Vitória?
Obrigado! Obrigado pelos seus mais de 20 anos de serviço!


Espero que estejam gostando da série e aguardem novas durante esta semana.


Abraços

KFTrans

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.