sexta-feira, 8 de maio de 2009

SÉRIE VELHOS TRABALHADORES - FLECHA AZUL

Fechando a série com chaves de ouro, vamos contar um pouco do ônibus rodoviário mais conhecido e charmoso do estado de São Paulo e de Minas Gerais. Trata-se do CMA Flecha Azul.

Quem realmente introduziu o Flecha Azul nas rodovias brasileiras foi a Viação Cometa, criada em 07/05/1948. Este modelo feito, com duralumínio, passou por muitas modificações e recebeu vários nomes: Papo Amarelo, Flecha de Prata, Jumbo B, Jumbo C, Jumbo G, Setebelo, Turbo Jumbo, Dinossauro e Dinossauro II, todos eram encarroçados pela Ciferal. Como a montadora entrou em concordata em 1982, a Cometa não encontrou de imediato outra empresa que usasse o duralumínio em seus produtos. Assim a empresa, que tinha a tecnologia, partiu para a produção própria de seus ônibus deste modelo e com este material. Assim surgiu a CMA - Companhia Manufatureira Auxiliar.

No ano seguinte, em 1983, o primeiro Flecha Azul saia de fábrica com a motorização Scania, incorporando vários modelos a Viação Cometa e até mesmo vendendo para outras viações como a Araguari em Goais, visto que a produção era rápida, em média 1,5 ônibus/dia. Na década de 90, a Cometa usava exclusivamente os Flecha Azul em suas rotas com configurações diferentes, só convencional, convencional com toillete até mesmo leito, fazendo ser impossível viajar pela Rodovia Presidente Dutra, por exemplo, sem vê-los em operação.
Hoje, os CMA's Flecha Azuis estão saindo de operação do transporte de linhas regular e sendo vendidas para empresas pequenas de frete ou ferro velho. Outras unidades ainda estão em circulação pela Cometa em rotas para Jundiai, São Paulo, Campinas, por exemplo, mas os pretende tirar em breve por causa da nova política da empresa de renovação da frota. Estes Flecha Azuis ainda em circulação na Cometa estão com nova pintura e novas poltronas, iguais aos novos Marcopolos da empresa.
Uma sugestão que damos é que pelos menos um Flecha Azul seja restaurado como original, após a desativação inteira da frota, para ficar exposto em algum museu relacionado a transportes, visto a importância e o desenvolvimento trazidos pelo modelo CMA Flecha Azul.

Obrigado a você que acompanhou esta série, espemos que tenham gostado e aguardes novos post especiais.

Abraços a todos

KFTrans

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